Superstição

From RationalWiki
Jump to navigation Jump to search
This is a Portuguese translation of Superstition.
Gatos pretos são vítimas frequentes da superstição.
Fale-me sobre
sua mãe

Psicologia
Icon psychology.svg
Em nossa próxima sessão...
Surgindo em sua mente
Superstição é a religião das mentes fracas.
Edmund BurkeWikipedia
Toda a história do progresso humano pode reduzir-se à luta da ciência contra a superstição.
Gregório MarañonWikipedia

A superstição é a ideia de que mecanismos sobrenaturais afetam os resultados no mundo natural. Vem do latim superstitio, ou "estar de pé",[1] que pode significar uma força que está sobre as ações de alguém. Como podemos ver, A questão do controle, e ganhar o controle sobre uma situação, é algo que na maioria vezes é a base da invenção de crenças supersticiosas.

Definição[edit]

Superstição é a crença irracional de que um objeto ou comportamento tem o poder de influenciar um resultado, quando não há conexão lógica entre eles. A maioria de nós não é supersticiosa - mas a maioria de nós é um pouco 'substiciosa'.[nota 1]
—Gretchen Rubin

A superstição é definida por Eliene Percília[2] como ""crença baseada na idéia de que determinadas atitudes, números ou palavras trazem azar ou sorte. Pode ser pessoal, religiosa ou cultural."; mas também é discutido como "uma causa entre comportamento e resultado quando nenhum realmente existe" e ainda mais amplamente como "práticas irracionais".[3]

Pesquisa[edit]

A raiz de toda superstição é que os homens observam quando uma coisa acerta, mas não quando erra.
Francis BaconWikipedia

Algumas pesquisas iniciais sobre superstição incluíram o popular trabalho de B.F. Skinner (1947) sobre pombos.[4] De acordo com Skinner, o "pareamento acidental de um ato aleatório do pombo foi suficiente para reforçar esses comportamentos idiossincráticos... os pássaros dançavam pela câmara como se seus movimentos causassem a operação do comedouro".[5] Isso envolve os conceitos psicológicos de estímulo discriminativo e reforço parcial - o "pombo" está fazendo o que funciona para eles, porque funcionou antes ou talvez eles tenham visto isso acontecer com outros que tiveram sucesso.

O reforço parcial com amuletos da sorte ou comportamento ritualístico é visto em muitos cenários além da humilde sala de exame; alguns dos mais conhecidos popularmente incluem rituais esportivos - uma sequência fixa de ações, como calçar as luvas de rebatidas (por exemplo, no caso do jogador de beisebol Nomar Garciaparra) ou usar "a cueca da sorte". Isso se estende até mesmo à mentalidade de grupo com as pessoas assistindo ao jogo. Se o ritual de "sorte" preceder o sucesso por tempo suficiente, a falha em executá-lo causará angústia e, na verdade, impedirá seu desempenho. Da mesma forma, uma prática supersticiosa, ineficaz em si mesma, pode aumentar o desempenho apenas aumentando a confiança. Isso reforça as superstições, tornando a prática supersticiosa uma profecia autorrealizável. O efeito é semelhante ao de um placebo.

Uma definição ampla é frequentemente preferida; defini-la como "idéias erradas sobre a realidade" pode abranger não apenas aquelas autocriadas por um indivíduo (como a de um pombo dançarino), mas também aquelas transmitidas culturalmente ou, como alguns tentam argumentar em estudos mais recentes, herdadas geneticamente.

Ver também[edit]

Quer ler este artigo em outro idioma?[edit]

If you're looking for this article in English, it can be found at Superstition.

Notas[edit]

  1. Um trocadilho com supersticiosa, algo que presumivelmente vem de cima nos influenciar, trocando o super por sub; mostrando que a verdadeira raiz de uma superstição vem de algo insignificante, de natureza mais baixa, que é elevado a uma desnecessária importância.

Referências[edit]

  1. https://origemdapalavra.com.br/artigo/supersticao/
  2. https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/supersticao.htm
  3. The Psychology of Superstition by Gustav Jahoda (1971). Pelican Books. ISBN 0140212035.
  4. Lucelmo Lacerda (3-3-2023). "O Pombo Supersticioso - O que é Superstição?". 
  5. Believing in Magic: The Psychology of Superstition by Stuart A. Vyse (1997) Oxford University Press, p.71, ISBN 0195078829.