TDK

From RationalWiki
Jump to navigation Jump to search
This is a Portuguese translation of PIDOOMA.


Cogito ergo sum
Lógica e retórica
Icon logic.svg
Artigos-chave
Lógica Geral
Lógica ruim
Raiden: É um ótimo argumento, Senador. Por que não o fundamenta com uma fonte?
Armstrong: Minha fonte é Tirei do く!
An Incorrect Summary of Metal Gear Rising: Revengeance[1]

TDK (acrônimo para Tirei Do Ku ou argumentum ex culo[note 1] (literalmente "argumento saído do cu")) é o ato de argumentar usando baboseira atirar pra todo lado e ver onde acerta ad hoc numa tentativa desesperada de sustentar um argumento insustentável usando mentiras flagrantes, geralmente de maneira intencional.

Como regra geral, se algo no argumento parece estranho, há uma grande chance de ser um argumentum ex culo.

Também conhecido como[edit]

Sinônimos: metodologia de auto-extração colônica, pescaria de banheiro, procto-justificação.[note 2]. Como o ânus é a parte mais baixa dos intestinos, muitos argumentos ex culo dão origem à frase tenho um pressentimento dentro de mim.

Em estatistica[edit]

See the main article on this topic: Statistics

Um ditado diz que um múltiplo puro de 5 deve ser suspeito de origem TDK, porque "88,2% das estimativas são fabricadas."[2] De modo parecido, estimativas com precisão exagerada são suspeitas de apresentarem "rigor espúrio." A adição de mais numerais ou mais casas decimais é usada para que a estimativa pareça mais acurada e confiável, quando, na verdade, tal precisão é raramente justificável. Uma melhoria de 82.56% é provavelmente (com uma confiança de 95% ou 92.56584%) nenhuma melhoria real no fim.

Lei de Benford[edit]

O gráfico mostra a porcentagem de países com o dígito correspondente ao primeiro dígito de sua população (barras vermelhas). Por exemplo, 64 países de 237 (=27%) têm 1 como primeiro dígito da sua população. Os pontos negros indicam o que é predito pela Benford's Law.Wikipedia

Enquanto inútil para identificar uma única estimativa falsa, grandes conjuntos de números encontrados na natureza normalmente obedecem à Lei de Benford[3] que afirma que em 30% das vezes, o primeiro dígito de uma estatística deve ser 1, 17.6% das vezes o dígito deve ser 2, 12.5% das vezes o dígito deve ser 3, e daí por diante em conformidade com a seguinte equação:

Estatísticas forjadas, diferentemente das que ocorrem naturalmente, tendem a ter uma distribuição paritária dos primeiros dígitos. Tenha em mente que esta regra somente se aplicada à quantidades puramente quantitativas que não têm limite superior, como "fluxo em galões do Rio Nilo," e que porcentagens, por terem limite superior em 100%, não obedecem a essa métrica.

Por outro lado, os últimos dígitos tendem a ter uma distribuiçao mais uniforme já que representam o ruído aleatório inerente a qualquer amostra do mundo real. Logo, dentro de um conjunto grande de números, a prevalência exagerada de um número em particular (geralmente é o 7, por razões místicas) pode sugerir que estes números foram criados por mãos humanas em vez de um ambiente ruidoso e bagunçado como é a realidade.

Exemplos[edit]

Os fãs de profecias são conhecidos por atribuírem novas predições, que tiraram do nada, ao seu profeta favorito depois que sua previsão inicial falhou em acontecer. Em uma tentativa fraudulenta de manter sua acurácia, a nova predição será consistente com eventos que realmente aconteceram. Isto se aplica à pessoas como Nostradamus, Edgar Cayce, e Baba Vanga. Foi atribuída a Nostradamus uma profecia acerca do 11 de setembro; contudo, a profecia original foi complementada, porque a profecia original era tão vaga que poderia estar prevendo qualquer coisa.[4]

Andrew Schlafly é também um usuário comum do TDK, como quando ele afirma que "A Wikipedia é 6 vezes mais liberal que o público americano em geral.", afirmação fabricada por ele para fazer a Wikipedia parecer ruim.[5]

Ver também[edit]

If you're looking for this article in English, it can be found at PIDOOMA.

Notas[edit]

  1. Or ex ano se você quer ser classudo.
  2. Um comentário encontrado em Samantha Bee's facebook page. Jimi Davies: "depois de ver pessoas tentando defender o oompah loompah gigante eu cunhei uma nova palavra. Procto-justificação — O ato de defender alguém que fala pelo cu. No original, Jimi agradece: You're welcome, English language."

Referências[edit]

  1. An Incorrect Summary of Metal Gear Rising | Part 2 | Sons of Obesity Max0r on YouTube, 2022.
  2. Counting on the figures (31 July, 2000, 18:05 GMT 19:05) BBC. "O comediante Vic Reeves uma vez afirmou que 88.2% das estimativas são inventadas na hora."
  3. Wolfram MathWorld - Benford's Law
  4. Did Nostradamus Predict the 9/11 Attacks?
  5. Examples of Bias in Wikipedia