Viés de sobrevivência

From RationalWiki
Jump to navigation Jump to search
This is a Portuguese translation of Survivorship bias.


Cogito ergo sum
Lógica e retórica
Icon logic.svg
Artigos-chave
Lógica Geral
Lógica ruim


Diágoras, que é chamado de ateu, estando em Samotrácia, um de seus amigos lhe mostrou várias fotos de pessoas que haviam passado por tempestades muito perigosas; "Veja", diz ele, "você que nega uma providência, quantos foram salvos por suas orações aos deuses". "Sim", diz Diágoras, "eu vejo aqueles que foram salvos, mas onde estão aqueles pintados que naufragaram?""
—Cícero, Da Natureza dos Deuses

Viés de sobrevivência é um viés cognitivo que ocorre ao focar no que passou de um certo limite, enquanto negligencia o que não passou. É um tipo especifico de viés de seleção.

Exemplo detalhado[edit]

O exemplo a seguir é uma cortesia do blog You Are Not So Smart.[1]

Suponha que você esteja tentando ajudar os militares a decidir a melhor forma de armar seus aviões para futuros bombardeios. Eles permitem que você examine os aviões que voltaram e você notará que algumas áreas são fortemente atingidas, enquanto outras áreas quase não são atingidas. Então, você deve aumentar a blindagem nas áreas atingidas, certo?

Errado! Estes são os aviões que foram baleados e sobreviveram. É lógico que em alguns aviões, as áreas que foram mastigadas em pedaços não eram essenciais, enquanto as áreas onde você não vê nenhum dano foram baleadas em outros aviões, mas esses aviões não sobreviveram. Então essas são as áreas que você reforça. Esta foi a brilhante dedução de Abraham Wald,[note 1] um estatístico judeu nascido na Hungria que fugiu da Europa para trabalhar para os militares dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, o que também mostra que não se deve tentar matar seus melhores pensadores.[note 2]

Outros exemplos[edit]

Pode-se olhar para edifícios antigos robustos e comparar com construções modernas, que muitas vezes são feitas de forma barata e rotineiramente vazam, e assumir que as pessoas naquela época sabiam como construir coisas para durar. Mas você está ignorando todos os edifícios terríveis que foram demolidos ou sujeitos a atos de Deus; apenas os edifícios mais bem construídos sobreviveriam por séculos. Roma pode ter edifícios que sobreviveram por milênios (com reparos constantes), mas praticamente nenhuma das habitações originais permanece como algo mais do que um risco de construção.

O viés de sobrevivência também está em jogo quando se considera a qualidade das obras artísticas ao longo da história. É fácil olhar para Shakespeare e pensar que os escritores de hoje são muito menos inteligentes do que eram na época dele, mas também havia muitos escritores da época de Shakespeare cujo trabalho não era tão bom e, portanto, não sobreviveram até a era moderna ou não tiveram a influência no discurso anglófono que Shakespeare alcançou.[note 3] Usado dessa maneira, o viés de sobrevivência pode levar à nostalgia de um passado glorioso imaginado, daí os termos da cultura pop 'filtro de nostalgia' ou 'óculos de nostalgia' que descrevem este efeito.[2]

Os fãs de filmes estrangeiros podem argumentar que sua produção supera a dos filmes de Hollywood ou que eles são simplesmente mais exemplares da "arte do cinema". No entanto, deve-se considerar que os filmes bem recebidos em seu país de origem têm maior probabilidade de serem portados para um público internacional. Da mesma forma, os fãs mais jovens de rock clássico podem ser expostos apenas à música que as pessoas que viveram na época gostaram; há muitos sucessos que você não encontrará nas rádios de rock clássico de hoje, na compilação do YouTube ou na coleção de discos de seus pais.

O viés de sobrevivência pode obscurecer os efeitos da exposição no local de trabalho sobre os problemas de saúde. Quando novos funcionários com exposição anterior a, digamos, amianto[3] ou sílica[4] são combinados de forma inadequada com funcionários sem exposição anterior, o efeito aparente da exposição é reduzido. Os funcionários expostos em empregos anteriores adoecem mais cedo do que os funcionários não expostos anteriormente, fazendo com que a exposição dos funcionários atuais pareça insignificante.

Michael Shermer, da Scientific American, cita o viés do sobrevivente em livros sobre sucesso nos negócios e histórias de riqueza. Em um exemplo, ele observa que Steve Jobs abandonou a universidade para iniciar a Apple, que se tornou um negócio de bilhões de dólares, mas que os fracassos cometidos por aqueles que imitaram o caminho de Jobs para o sucesso foram ignorados.[5] Além disso, a Apple deve muito de seu sucesso a Steve Wozniak, que fez faculdade de engenharia elétrica.

Ver também[edit]

If you're looking for this article in English, it can be found at Survivorship bias.

Notas[edit]

  1. Provavelmente um pouco menos brilhante quando você percebe que os aviões sobreviventes não foram atingidos nos motores ou no cockpit…
  2. Ou qualquer outra pessoa, diga-se de passagem. Dessa forma, esta lição é, esperemos que seja, mais óbvia do que a primeira.
  3. Mas observe que esta não é toda a história: Shakespeare e Chaucer escreveram antes que houvesse um conceito de propriedade intelectual e grandes partes de suas obras não fossem originais. Comparar Shakespeare com obras mais originais escritas posteriormente é uma comparação ruim, considerando que ele aprimorou ideias que já eram testadas e comprovadas.

Referências[edit]