Baboseira

From RationalWiki
Jump to navigation Jump to search
Uma verdadeira baboseira!!!
Isto pode ser
Ceticismo
Icon skepticism.svg
Mas não estamos certos disso
Quem está perguntando?
This is a pt translation of Woo.


A baboseira[nota 1] é um termo pejorativo para explicações pseudocientíficas que compartilham certas características comuns, muitas vezes sendo boas demais para ser verdade (além de não serem científicas). O termo vem se tornando comum entre escritores céticos. A baboseira se traveste com a aparência de ciência (mas não com a substância), ao mesmo tempo que envolve conceitos não científicos, como evidências anedóticas e palavras que soam científicas.

A baboseira se vende muito bem, pois geralmente ignora o efeito de um fenômeno complexo, colocando o foco na complexidade e na "natureza inexplicável" do fenômeno e fornecendo uma "explicação" alegada, fácil de entender, mas falaciosa do porquê de isso ocorrer. Por exemplo: “A homeopatia é eficaz (mesmo quando nenhuma molécula do princípio ativo permanece no produto final) porque a solução retém a memória do soluto”. - a explicação para estes resultados, memória de água, é um tipo de baboseira.

A Baboseira é usada para distrair o público de uma explicação real ou para desencorajar as pessoas de se aprofundarem no assunto para encontrar uma explicação mais realista. Você não pode ganhar dinheiro se ninguém acreditar nas suas besteiras. (Como tal, "baboseira" que não tem nenhum cliente pagante é mais como uma loucura comum.)

Apesar do nome terrível, tornou-se um termo bastante popular dentro do movimento cético – provavelmente porque é divertido de dizer.


Características[edit]

A baboseira geralmente tem as seguintes característicasd:

  1. Evidência anedótica: Prefere usar depoimentos em vez de estudos reais. (por ser menos provável que dê errado.)
  2. Panaceia: É uma ideia simples que pretende ser a única resposta para muitos problemas.
  3. Pseudociência: Tem uma razão “que parece científica” para como funciona, mas pouca ou nenhuma ciência real por trás dela; especialmente:

vBaboseira científica: usa palavras que parecem científicas, mas não fazem sentido em seu contexto. Um bom exemplo disso é o termo onipresente “quântico”.

    1. Estudos extraídos de citações que, se dobrados corretamente, parecem apoiar qualquer assunto.
    2. Apelo à autoridade: Afirmações de que uma autoridade científica apoia a ideia falaciosa; isso geralmente é combinado com citação distorcidas desta autoridade.
    3. Embasamento em estudos de campos diferentes e não relacionados à baboseira em questão.
    4. Desdém por controles experimentais objetivos e randomizados, especialmente testes duplo-cegos
  1. Um envolvimento sobrenatural e/ou paranormal; na falta disso, o SobrenaturalsbrenaturalWikipedia.
  2. Complexo de perseguição: Alegações de perseguição, geralmente perpetradas pelo governo, pela Big Pharma ou por toda a comunidade científica mundial. Geralmente acompanhada de uma alegação de que o público e/ou os cientistas estão cegos para a descoberta, apesar das tentativas de alertá-los.
  3. Uma hipótese que permanece praticamente inalterada durante anos ou décadas, apesar das mudanças nas evidências da baboseira. Isso às vezes é apresentado como um ponto forte.
  4. E, quase sempre, uma disposição para compartilhar o precioso conhecimento/revelação... por um preço. E repetidamente. (Porque se não acontecesse da primeira vez, as vítimas não acreditariam com sinceridade o suficiente.)

Nem todas as características precisam estar presentes para que algo seja conquistado. A baboseira se manifesta como um gradiente, em vez de um binário: quanto mais dessas táticas forem usadas, mais provável será que a ideia seja considerada como baboseira

Ver também[edit]

Tipos de baboseira[edit]

Assuntos relacionados[edit]

If you're looking for this article in English, it can be found at Woo.

Ligações externas[edit]

Notas[edit]

  1. Tradução aproximada da gíria em inglês woo, usada aqui na Rationalwiki

Referências[edit]