Ciência

From RationalWiki
Jump to navigation Jump to search
This is a Portuguese translation of Science.
Poetry of reality
Science
Icon science.svg
We must know.
We will know.
A view from the
shoulders of giants.

Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseando em princípios certos. Esta palavra deriva do latim "scientia", cujo significado é "conhecimento" ou "saber".[1]

Ramos da ciência[edit]

Em geral, a ciência comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos. Os vários ramos da ciência diferenciam-se pelo o tipo de fenómenos estudados. Entre eles, dividos em duas áreas principais:

Ciências naturais:

  • Biologia: Estudo da vida.
  • Geologia: Estudo da Terra.
  • Quimica: Estudo dos átomos e das suas reações.
  • Fisica: Estudo do universo e a sua evolução.

Ciências sociais: Estudam o comportamento humano, as relações humanas e o seu desenvolvimento em sociedade. Nelas estão incluídas áreas como a Antropologia, o Direito, a História, a Psicologia, a Sociologia, a Filosofia Social, a Economia Social, a Política Social, o Direito Social.

Método científico[edit]

A metodologia é essencial na ciência, assim como a ausência de preconceitos e juízos de valor. A ciência tem evoluído ao longo dos séculos. Galileu Galilei é considerado o pai da ciência moderna.

O método científico pode ser definido como um conjunto de regras básicas para realizar uma experiência, a fim de produzir um novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes[2].

O método começa com a observação por parte do cientista, ele detecta algo a ser investigado (fenômeno físico ou químico) e parte para a problematização, o porquê do acontecimento. Surge então uma hipótese (uma resposta) para o fenômeno, esta deve ser embasada em ciência de qualidade. Se a hipótese for aprovada pela comissão julgadora (formada por cientistas) ela se transforma em lei, como ocorreu com a lei de Lavoisier.

Pseudociência[edit]

A pseudociência é uma teoria com aparência científica mas que não usa métodos rigorosos de pesquisa. A pseudociência descreve qualquer sistema de crenças que se utiliza de linguajar científico para passar uma falsa ideia de legitimidade.

Ver tambem[edit]

If you're looking for this article in English, it can be found at Science.

Si vous voulez cet article en français, il peut être trouvé à Science (français).

科学是本文章的中文版本

Referências[edit]

  1. ciência, priberam.pt.
  2. UM ENFOQUE DIDATICO DA PRODUÇAO CIENTIFICAO, Vianna, 2001 | ISBN: 8512321601