Culto à carga

From RationalWiki
Jump to navigation Jump to search
This is a Portuguese translation of Cargo cult.


Pregando pra convertidos
Religião
Icon religion.svg
Menu de crenças
Contrapondo
Um ato de fé
Repórter Paul Raffaele: "John [Frum] prometeu a você muitas cargas há mais de 60 anos, e nenhuma veio. … Por que você ainda acredita nele?"
Chefe Isaac Wan: "Vocês, cristãos, esperaram 2.000 anos pelo retorno de Jesus à terra e ainda não perderam a esperança."[1]

Um culto à carga é um movimento religioso que geralmente surge em sociedades tribais ou isoladas após terem tido um encontro com uma sociedade externa e tecnologicamente avançada. Normalmente, os cultos de carga se concentram no pensamento mágico e em uma variedade de rituais intrincados projetados para obter a riqueza material da cultura avançada que encontraram.

O termo "culto à carga" atraiu a imaginação do público e agora é usado para descrever uma ampla variedade de fenômenos que envolvem a imitação de propriedades externas sem a substância. No comércio, por exemplo, produtos de sucesso geralmente resultam em produtos "imitados" que imitam a forma, mas geralmente são de qualidade inferior.

Os cultos de carga exemplificam a terceira lei de Arthur C. Clarke: qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia.

História[edit]

O mais antigo culto à carga conhecido foi o Movimento Tuka na FijiWikipedia de 1885.[2]

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Aliados estabeleceram muitas bases militares temporárias no Pacífico, apresentando aos povos isolados os produtos manufaturados ocidentais, ou "carga". Enquanto o pessoal militar estava estacionado lá, muitos ilhéus notaram esses recém-chegados se envolvendo em comportamentos ritualizados, como marchar com rifles nos ombros em formações.

Depois que os Aliados partiram, a origem da carga foi removida e as pessoas ficaram quase tão isoladas quanto antes. Em seu desejo de continuar obtendo mais mercadorias, vários povos em todo o Pacífico introduziram novos rituais religiosos imitando o que tinham visto os estrangeiros fazerem.

Melanésia[edit]

Dois nativos Yaohnanen do culto ao Príncipe Philip mostrando fotos de uma visita deste em 2007

Em um exemplo bem estudado por antropólogos, os ilhéus de Tanna, onde hoje é Vanuatu, interpretaram o exercício militar dos EUA como rituais religiosos, levando-os a concluir que esses comportamentos traziam carga para as ilhas. Esperando que a carga retornasse duplicando esses comportamentos, eles continuaram a manter as pistas de pouso e substituíram suas instalações por materiais nativos. Estes incluíram réplicas em tamanho real notavelmente detalhadas de aviões feitos de madeira, casca de árvore e videiras, uma cabana de rádio completa com fones de ouvido feitos de metades de coco e tentativas de recriar uniformes e bandeiras militares.[1]

Muitos melanésios acreditavam que os bens manufaturados ocidentais foram criados por espíritos ancestrais, mas os ocupantes haviam obtido o controle deles injustamente (já que os ocupantes em questão não tinham meios visíveis de produzir esses bens). Os ilhéus esperavam que uma figura ocidental messiânica, John Frum, voltasse para entregar a carga. Ninguém sabe quem é Frum, nem há evidências físicas de que ele existiu,[note 1], mas os ilhéus continuam a homenageá-lo cerimoniosamente. Após a guerra, a Marinha dos Estados Unidos tentou dissuadir as pessoas, mas a essa altura já era tarde demais e o movimento religioso havia se consolidado.

Posteriormente, o povo de Tanna espera há mais de sessenta anos pelo retorno da carga. Então, novamente, como mencionado na citação acima, os cristãos têm esperado mais de dois mil anos para que Jesus volte.

Os crentes modernos do culto de carga existem, embora a maioria veja John Frum e semelhantes meramente como manifestações da mesma divindade adorada em outras partes do mundo, e trate as armadilhas da crença como um serviço de adoração ao invés de uma coleção mágica de talismãs.

John Frum[edit]

Cruz cerimonial do culto a John, ilha Tanna

De acordo com a seita atual, John Frum era um militar americano branco e alfabetizado que apareceu aos anciãos do vilarejo em uma visão no final da década de 1930.[1] No entanto, já em 1949 havia quem afirmasse a "origem do movimento ou a causa iniciada há mais de trinta anos", colocando "John Frum" na década de 1910.[3] Curiosamente, até a década de 1950, a identidade de John Frum variava de nativo da Melanésia, a militar negro, a militar branco da marinha antes de se estabelecer mais ou menos na identidade de militar americano branco alfabetizado, embora alguma crença nas variantes mais antigas ainda possa ser encontrada.

No entanto, a coisa mais próxima que a história registrada mostra é que de 1940 a 1947 não apenas houve três nativos analfabetos que adotaram o nome de John Frum (Manehevi (1940-41), Neloaig (1943, inspirou pessoas a construir uma pista de pouso) e Iokaeye (1947, pregou um novo simbolismo de cor)) e foram exilados ou jogados na prisão pelos problemas que provocaram, mas também havia três pessoas dizendo que eram os "filhos" de John Frum em 1942.[4] Para complicar ainda mais as coisas, "Tom Navy" é considerado por alguns como baseado em parte em Tom Beatty, do Mississippi, que serviu nas Novas Hébridas como missionário e como marinheiro da Marinha durante a guerra.

O culto a John Frum causou tantos problemas que em 1957 houve um esforço para provar que John Frum não existia. Ele falhou totalmente.[5]

Na década de 1960, os nativos carregavam fotos de homens que acreditavam ser John Frum. Em 2006, quando perguntado por que eles ainda acreditavam em sua vinda após cerca de 60 anos de espera, o chefe disse: "Vocês, cristãos, esperaram 2.000 anos pelo retorno de Jesus à terra e ainda não perderam a esperança".[1]


Outros cultos[edit]

Nem todos os cultos de carga da Melanésia têm mitos filosóficos como fundadores. Alguns, como o Culto Rusefel (RooseveltWikipedia),[6] se agarraram ao nome de uma pessoa real como seu fundador... mesmo que essa pessoa não pudesse ter sido o fundador de seu culto. O Culto JohnsonWikipedia da Ilha de New Hanover, na atual Papua Nova Guiné, era anteriormente considerado um culto à carga, mas agora acredita-se que era apenas teatro político, o que apenas serve para mostrar a Lei de PoeWikipedia. O mais notável deles (em parte porque ele estava vivo para aprender sobre isso) é o príncipe Phillip, que é reverenciado por uma vila em Vanuatu depois que o identificaram com um lendário espírito da montanha que teria "se casado com uma mulher poderosa de além-mar". O príncipe recebeu a notícia de sua divindade com calma e manteve boas relações com seus adoradores.[7]

Interpretações modernas[edit]

Antropólogos mais modernos descobriram que as histórias dos Cultos da Carga têm conotações colonialistas. Não é muito difícil entender por que - os pardos "primitivos" adoram e têm pensamentos mágicos sobre os brancos mais "avançados". Também transformou as histórias desses movimentos em peças culturais muito populares na mídia ocidental do pós-guerra. No entanto, estudos mais aprofundados desses movimentos, alguns desde a década de 1950, indicam que "carga" é mais do que apenas um desejo de adquirir bens materiais ocidentais. O movimento Frum, por exemplo, também discorreu sobre autonomia e desenvolvimento local para os ilhéus. Esses movimentos também podem servir como uma força unificadora para as diferentes culturas tribais como um meio de resistir à invasão das potências coloniais das várias potências imperiais no Pacífico Sul.[8] Ao apropriar-se dos símbolos e rituais dos militares americanos, os ilhéus tentavam mostrar aos estrangeiros que os nativos também mereciam ser tratados com o mesmo respeito. Um bom exemplo disso seria o Johnson Cult mencionado acima. Durante a Segunda Guerra Mundial, os militares americanos usaram a ilha de New Hannover como base depois de expulsar os japoneses. Durante esse breve período, os americanos os trataram com bastante generosidade, mas isso acabou depois da guerra, quando os australianos assumiram o controle da ilha. O pessoal de Lavongai sabia muito bem quem era Lyndon Johnson e que não podiam ir "até o fim com LBJ". Em vez disso, eles procuraram, à sua maneira, embaraçar seus senhores australianos, cuja mentalidade colonialista levou a história ao pé da letra. Ao "adorar" Johnson, eles estavam realmente dizendo que queriam ser tratados com o respeito da nação mais poderosa e materialmente rica do mundo.

Teoria mítica de Jesus[edit]

Exemplos como esse dão credibilidade à ideia de que Jesus pode ter se originado em um evento ou pessoa histórica, mas depois se tornado algo totalmente diferente, simplesmente por meio de histórias humanas, enfeites, licença criativa e a motivação do líder para manter a religião viva.

No espaço de meras décadas, uma figura mítica como Frum foi colocada em um quadro histórico. Isso ocorreu várias vezes na história;[9] Richard CarrierWikipedia entra em detalhes sobre por que tais coisas acontecem em On the Historicity of Jesus como elemento 29 de seus exemplos.[10]

Antigos "cargonautas"[edit]

Os cultos de carga também são frequentemente citados por proponentes dos antigos astronautas como Erich von DänikenWikipedia porque, obviamente, aliens:

É importante porque se o comportamento de culto à carga ainda ocorre hoje, então é uma conclusão bastante lógica que o comportamento de culto à carga também ocorreu milhares e milhares de anos atrás. O fenômeno do culto à carga ilustra a premissa básica da Teoria Clássica do Astronauta Antigo: Milhares e milhares de anos atrás, extraterrestres de carne e osso tecnologicamente avançados chegaram à Terra em naves espaciais.[11]

Ciência culto à carga[edit]

Feynman em 1974, no discurso onde surge o termo "ciência culto à carga"
Eu chamo essas coisas de ciência culto à carga, porque elas seguem todos os preceitos e formas aparentes de investigação científica, mas estão perdendo algo essencial.
—Richard Feynman, 1974[12]

Richard Feynman (1918-1988) descreveu o que chamou de "ciência culto à carga" por analogia com esse fenômeno.[12] Tal "ciência" contém muitas das armadilhas superficiais da ciência com pouco da substância. Isso pode incluir o uso de notas de rodapé que parecem referências acadêmicas (mas na verdade não dizem nada útil),[13] termos sofisticados de física quântica, gráficos e tabelas. Todos combinados dariam alegremente um documento de aparência científica (e poderia até ter uma fonte tipográfica de aparência austera, como Papyrus), mas ao examiná-lo não conteria nada de mérito científico.

Ou seja, o que Feynman descreveu como "Ciência culto à carga" seria o que é chamado comumente de pseudociência hoje.

Ver também[edit]

If you're looking for this article in English, it can be found at Cargo cult.

Notas[edit]

  1. Embora seja racionalmente impossível que alguém que não esteja intimamente familiarizado com os nomes ingleses inventasse tal nome. Se ele não existisse, os nativos podem ter ouvido histórias de tal homem ou pelo menos de "John From (em algum lugar)".

Referências[edit]

  1. 1.0 1.1 1.2 1.3 Raffaele, Paul "In John They Trust" Smithsonian magazine, February 2006. 18 Sept 2013
  2. https://psicoativo.com/2016/04/culto-carga-o-nascimento-das-religioes-e-psicologia-dos-mitos.html
  3. Guiart, Jean (1952) "John Frum Movement in Tanna" Oceania Vol 22 No 3 pg 165-177
  4. Guiart, Jean (1952) "John Frum Movement in Tanna" Oceania Vol 22 No 3 pg 165-177
  5. Lal, Brij V.; Kate Fortune (2000) The Pacific Islands: an encyclopedia; University of Hawaii Press; ISBN: 978-0824822651; Pg 303
  6. 50 Years Ago: Cargo Cults of Melanesia. Throughout Melanesia primitive men await a black Messiah who will bring them a largess of "cargo" (European goods). These cults typify the impact of Christendom on premodern society by Peter M. Worsley (May 1, 2009) National Geographic.
  7. Movimento Príncipe PhilipWikipedia
  8. http://www.anthroencyclopedia.com/entry/cargo-cults#h2ref-5
  9. Carrier, Richard (2014) On the Historicity of Jesus Sheffield Phoenix Press ISBN 978-1-909697-49-2 pg 9-11
  10. Carrier, Richard (2014) On the Historicity of Jesus Sheffield Phoenix Press ISBN 978-1-909697-49-2 pg 159-163
  11. Como citado em this blather a partir de um livro de von Däniken.
  12. 12.0 12.1 Richard P. Feynman, Cargo Cult Science. caltech.edu, 1974.
  13. John Z. Fauxman (April 1, 2016). "On the procurement of false citations". Journal of Cargo Cult Science. Volume 2, Issue 6. Do You Believe That?