Apofenia

From RationalWiki
Jump to navigation Jump to search
This is a Portuguese translation of Apophenia.
Klaus Conrad
Fale-me sobre
sua mãe

Psicologia
Icon psychology.svg
Em nossa próxima sessão...
Surgindo em sua mente
Qualquer fato se torna importante quando está conectado a outro.
—Umberto Eco, O Pêndulo de Foucault

Apofenia é a experiência de ver padrões ou conexões significativas em dados aleatórios ou sem sentido. O termo foi cunhado pelo neurologista Klaus Conrad (1905–1961) em sua publicação de 1958 sobre os estágios iniciais da esquizofrenia e definido como a "visão desmotivada de conexões".[1]


Variações[edit]

Apofenia é o termo geralmente usado em psicologia para esse fenômeno. No entanto, houve uma série de outras cunhagens de conceitos semelhantes ou relacionados no discurso acadêmico e popular.

  • A "sincronicidade" de Carl Jung, que é em si uma forma de apofenia. Jung acreditava que eventos coincidentes com algum significado simbólico eram realmente significativos.[2]
  • Em estatística, obter um resultado positivo ou significativo e, assim, rejeitar a hipótese nula quando não há um padrão real é chamado de "erro tipo I".[3]
  • Michael Shermer cunhou o termo "padronização" para descrever a apofenia.[4]
  • O termo geral "busca de padrão" às vezes é usado como sinônimo de apofenia.

Tipos de apofenia[edit]

Muitas superstições resultam da apofenia.

Alguns fenômenos classificados sob o termo apofenia incluem:

  • Ilusão de agrupamento: relacionada à incapacidade de reconhecer padrões aleatórios reais. Aglomerados desiguais causados por aleatoriedade verdadeira são confundidos com padrões.
  • Viés de confirmação: Um viés para testar a confirmação de uma hipótese em vez de refutá-la.
  • Falácia do apostador: Sentir que os eventos passados refletem e alteram a probabilidade quando, na verdade, não o fazem.
  • Pareidolia: Ver formas, na maioria das vezes rostos, em padrões aleatórios. Fotos tiradas do planeta Marte e da Lua são as principais fontes de pareidolia para os conspiradores científicos.

Outros fenômenos psicológicos também podem afetar a apofenia. Ao selecionar dados, consciente ou inconscientemente, a apofenia pode incluir viés retrospectivo, onde eventos aparentemente significativos são interpretados como tendo "obviamente" levado à situação atual. Preparar um estímulo aumentará a probabilidade de que ele seja "visto" ou notado mesmo quando não estiver realmente presente. A sensação de perda de controle também pode aumentar a detecção de padrões falsos em dados aleatórios, como ruído visual e relatórios do mercado de ações.[5]

Explicação evolutiva[edit]

A explicação apresentada pelos psicólogos evolucionistas para a apofenia é que não é um defeito da cognição humana, mas sim uma característica selecionada. Isso se deve ao custo assimétrico dos erros Tipo I e Tipo II (não reconhecer um padrão que existe). Por exemplo, alguém pode ouvir um barulho que soa como um rosnado de predador. Se a pessoa acredita que é um predador, mas é apenas o vento, o custo é apenas perder um momento de viagem para ficar de guarda. Se a pessoa acredita que é apenas o vento e na verdade é um predador, o custo é a vida da pessoa.[nota 1] A pesquisa neste tópico geralmente se enquadra na "Teoria de Gerenciamento de Erros".[7][8]

A propensão para a apofenia também foi demonstrada em animais, como na pesquisa de B. F. Skinner sobre superstição em pombos.

Ver também[edit]

Quer ler este artigo em outro idioma?[edit]

If you're looking for this article in English, it can be found at Apophenia.

Ligações externas[edit]

Notas[edit]

  1. Essa descrição teórica do jogo é usada em várias explicações evolutivas da apofenia, como a detecção hiperativa de agentes.[6]

Referências[edit]

  1. It's All Connected: What links creativity, conspiracy theories, and delusions? A phenomenon called apophenia. Katy Waldman Slate.
  2. "Synchronicity". 27 October 2015. 
  3. "Type I and Type II Errors - Making Mistakes in the Justice System". 
  4. "Patternicity: Finding Meaningful Patterns in Meaningless Noise". 12-2008. 
  5. Jennifer Whitson et al. (2008). "Lacking Control Increases Illusory Pattern Perception". pp. 115-117. ISSN 1095-9203. 
  6. Steven Novella (22 March 2010). "Hyperactive Agency Detection". 
  7. Martie Haselton (2007). "Error Management Theory: Overview and Significance". In Roy F. Baumesiter & Kathleen D. Vohs (pdf). SAGE Publications. ISBN 1412916704. 
  8. M. G. Haselton & D. M. Buss (2000). "Error management theory: a new perspective on biases in cross-sex mind reading". In Roy F. Baumesiter & Kathleen D. Vohs. J. Pers. Soc. Pyschol.. pp. 81-91. doiWikipedia:10.1037//0022-3514.78.1.81.