Pensamento desejoso
Cogito ergo sum Lógica e retórica |
Artigos-chave |
Lógica Geral |
Lógica ruim |
“”A maior perturbação da mente é acreditar em algo porque se deseja que seja assim.
|
—Louis Pasteur[1]:376 |
O pensamento desejoso é a prática de acreditar fervorosamente que os desejos se tornarão realidade e tomar decisões com base nesses desejos, em vez de usar a racionalidade. Ou seja, é fundamentar sua tomada de decisão não no exame detido da decisão a ser tomada, mas numa crença TDK.
Explicação[edit]
Querer que algo seja verdadeiro é irrelevante para sua verdade. Geralmente queremos que o mundo seja um lugar moral e justo, mas a dura realidade é que o mundo não é naturalmente moral. Assim como David Hume apontou que não podemos derivar o que é Moral apenas da "ordem natural", também não podemos derivar a "ordem natural" do que nós (muitas vezes arbitrariamente) determinamos ser Moral. O que temos um imperativo moral de fazer não está estritamente ligado a como o mundo funciona naturalmente, e muitas, muitas coisas ruins que as pessoas fazem são, de fato, extremamente naturais. A moralidade não é uma força intrínseca no universo, mas sim, a moralidade é a humanidade trabalhando para superar nossas próprias tendências mais autodestrutivas.
Exemplos[edit]
- O presidente americano John F. Kennedy acreditou que, se fossem derrotados pelas forças cubanas, os rebeldes apoiados pela CIA poderiam "escapar à destruição, fundindo-se com a paisagem", no fiasco da Baía dos Porcos.[2]
- O presidente do Brasil Jair Bolsonaro que acreditou que somente 800 pessoas morreriam de COVID-19.[3] embasado em nada.
- Um monte de gente acreditava que o mundo se acabaria em 1844, baseando-se em interpretações subjetivas de um pastor, a partir de um livro críptico.
Falácia[edit]
Além de ser considerado um caminho ruim para tomada de decisões, o pensamento desejoso pode ser considerado uma falácia quando se assume que, por causa de nossos desejos, uma coisa pode certamente ser verdadeira ou falsa; sendo que esta coisa é verdadeira ou falsa, independente dos nossos desejos. Tem o formato:
- P1: eu desejo que P seja verdadeiro/falso
- Conclusão: P é verdadeiro/falso.
Ver também[edit]
If you're looking for this article in English, it can be found at Moralistic fallacy.
|
Referências[edit]
- ↑ Louis Pasteur, Free Lance of Science by René J. Dubos (1950) Little, Brown.
- ↑ Warner, Michael (2008). "The CIA's Internal Probe of the Bay of Pigs Affair:Lessons Unlearned" (in inglês).
- ↑ https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/ha-exatamente-um-ano-bolsonaro-disse-que-total-de-mortes-por-covid-19-nao-chegaria-a-800/