Pensamento desejoso

From RationalWiki
Jump to navigation Jump to search
O menino crê de todo coração que o cavalinho vai levá-lo a algum lugar. Confia...
Cogito ergo sum
Lógica e retórica
Icon logic.svg
Artigos-chave
Lógica Geral
Lógica ruim
This is a Portuguese translation of Moralistic fallacy.


A maior perturbação da mente é acreditar em algo porque se deseja que seja assim.
—Louis Pasteur[1]:376


O pensamento desejoso é a prática de acreditar fervorosamente que os desejos se tornarão realidade e tomar decisões com base nesses desejos, em vez de usar a racionalidade. Ou seja, é fundamentar sua tomada de decisão não no exame detido da decisão a ser tomada, mas numa crença TDK.

Explicação[edit]

Querer que algo seja verdadeiro é irrelevante para sua verdade. Geralmente queremos que o mundo seja um lugar moral e justo, mas a dura realidade é que o mundo não é naturalmente moral. Assim como David HumeWikipedia apontou que não podemos derivar o que é Moral apenas da "ordem natural", também não podemos derivar a "ordem natural" do que nós (muitas vezes arbitrariamente) determinamos ser Moral. O que temos um imperativo moral de fazer não está estritamente ligado a como o mundo funciona naturalmente, e muitas, muitas coisas ruins que as pessoas fazem são, de fato, extremamente naturais. A moralidade não é uma força intrínseca no universo, mas sim, a moralidade é a humanidade trabalhando para superar nossas próprias tendências mais autodestrutivas.

Exemplos[edit]

  • O presidente americano John F. Kennedy acreditou que, se fossem derrotados pelas forças cubanas, os rebeldes apoiados pela CIA poderiam "escapar à destruição, fundindo-se com a paisagem", no fiasco da Baía dos Porcos.[2]
  • O presidente do Brasil Jair Bolsonaro que acreditou que somente 800 pessoas morreriam de COVID-19.[3] embasado em nada.
  • Um monte de gente acreditava que o mundo se acabaria em 1844Wikipedia, baseando-se em interpretações subjetivas de um pastor, a partir de um livro críptico.

Falácia[edit]

Além de ser considerado um caminho ruim para tomada de decisões, o pensamento desejoso pode ser considerado uma falácia quando se assume que, por causa de nossos desejos, uma coisa pode certamente ser verdadeira ou falsa; sendo que esta coisa é verdadeira ou falsa, independente dos nossos desejos. Tem o formato:

P1: eu desejo que P seja verdadeiro/falso
Conclusão: P é verdadeiro/falso.

Ver também[edit]

If you're looking for this article in English, it can be found at Moralistic fallacy.

Referências[edit]