There is no RationalWiki without you. We are a small non-profit with no staff—we are hundreds of volunteers who document pseudoscience and crankery around the world every day. We will never allow ads because we must remain independent. We cannot rely on big donors with corresponding big agendas. We are not the largest website around, but we believe we play an important role in defending truth and objectivity. |
Fighting pseudoscience isn't free. We are 100% user-supported! Help and donate $5, $10, $20 or whatever you can today with ![]() ![]() |
Rosacrucianismo
Golfinhos e grana Nova Era |
![]() |
Conceitos cósmicos |
Seleções espirituais |
“”O que você ganha quando mistura alquimia, O Código Da Vinci, Nazistas, Cristianismo, misticismo, os Cavaleiros Templários, Shakespeare, O Segredo e o antigo Egito? Não, não é um filme ruim sobre Ben Stiller trabalhando até tarde em um museu; você obtém os Rosacruzes.
|
—Brian Dunning, Skeptoid[1] |
Rosacrucianismo denota uma sociedade secreta de venda de Baboseiras, baseada em grande parte na alquimia, que se transformou em uma religião da Nova Era nos tempos modernos.
Origem[edit]
O rosacrucianismo denota uma sociedade secreta de venda de baboseira, baseada em grande parte na alquimia. O rosacrucianismo tem suas origens em dois manifestos de autoria anônima do início do século XVII: Fama fraternitatis e Confessio Fraternitatis
. O assunto desses livros era um médico e filósofo chamado "Frater CRC", renomeado para Christian Rosenkreuz (ou "Christian Rose Cross") em um terceiro livro posterior.
No entanto, alguns afirmam que o Rosacrucianismo é ainda mais antigo, que os criadores da prática foram os famosos Cavaleiros Templários das Cruzadas.[2] É claro que não há base para essa crença, mas os Rosacruzes ainda tecem a estética e o conhecimento dos Templários em suas cerimônias pelo fato de ser descolado.
Os escritos originais foram amplamente descartados como fraudes, mas atraíram alguns alquimistas, cientistas e maçons.
Várias pseudo-histórias surgiram em torno desses livros: seu(s) autor(es) (Francis Bacon, segundo alguns) são objeto de especulação e ligações para outras organizações populares entre os teoristas da conspiração.
Reavivamento New Age[edit]
A versão moderna do movimento surgiu em grande parte devido à fundação da Antiga Ordem Mística Rosae Crucis (AMORC) em 1915. Foi co-fundada por Harvey Spencer Lewis e May Banks-Stacy.
Lewis era menos conhecido por alegar sob pseudônimo que os Lemurianos viviam sob o Monte Shasta, Califórnia.[3]
Você envia suas "lições" e recebe livretos que incluem informações sobre teologia Rosacruz, bem como guias práticos sobre todos os tipos de baboseiras, como "alquimia mental", telecinese, telepatia, regeneração e "sintonização" com a "Consciência Cósmica". ."
A teologia Rosacruz teve uma grande influência na Lei da Atração e, portanto, O Segredo.
A filial de San Jose, Califórnia, opera o Museu Egípcio Rosacruz, talvez a principal fonte de financiamento.
Rosacruzes pauleira[edit]
A Ordem do Templo Solar (OTS), um subgrupo fundado por membros Rosacruzes, participou de suicídios e assassinatos ritualísticos.[4] Era essencialmente um culto; seu líder ordenando a morte de toda uma família de ex-membros, acusando-os de trazer o Anticristo ao mundo.
Outras organizações Rosacruzes[edit]
Entre o final do séc. XIX e o início do séc. XX, várias organizações inspiradas na tradição Rosacruz surgiram. As mais divulgadas são:
- A Fraternidade Rosacruz:[5] fundada por Max Heindel
entre 1909 e 1911, nos Estados Unidos. Não reivindica o título de "Ordem Rosacruz", considerando-se apenas uma escola de exposição de suas doutrinas e de preparação para o indivíduo para ingresso em caminhos mais profundos na Ordem espiritual. Segundo eles, a verdadeira Ordem Rosacruz funciona apenas nos planos espirituais. Ao contrário da maioria das demais organizações rosacruzes, as escolas de Max Heindel se consideram indissociáveis do Cristianismo.
- Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA)[6] - fundada pelo esoterista alemão Arnold Krumm-Heller por volta de 1927, e tem sede no Rio de Janeiro (está presente também nos países de língua hispânica).
- Fraternitas Rosae Crucis (FRC) - é uma Organização irmanada à Fraternitas Rosicruciana Antiqua há mais de meio século quando, em 1949, pouco antes de sua morte, o Dr.Krumm-Heller associou a FRA com a FRC para assim obter uma melhor preservação e difusão do genuíno Rosacrucianismo.[7] Atualmente, no Brasil, os Membros da FRA são candidatos automáticos a receberem - além dos ensinamentos da FRA - também as instruções da FRC.
- Lectorium Rosicrucianum (ou Escola Espiritual da Rosacruz Áurea)[8] - organização rosacruz que começou a se estruturar em Haarlem, Países Baixos, em 1924, através do trabalho de J. van Rijckenborgh (pseudónimo de Jan Leene) e Z.W. Leene, quando esses dois irmãos entraram para a Sociedade Rosacruz (Het Rozekruisers Genootschap), divisão holandesa do grupo americano Rosicrucian Fellowship. Este grupo se tornaria independente da Rosicrucian Fellowship em 1935 e, com o final da guerra em 1945 (quando seu trabalho foi proibido pelas forças de ocupação nazista), o trabalho exterior foi retomado e passou a adotar o nome Lectorium Rosicrucianum, ou Escola Internacional da Rosacruz Áurea, apresentando-se cada vez mais como uma escola gnóstica, "Gnosis" significando aqui o conhecimento direto de Deus, resultado de um caminho de desenvolvimento espiritual. Desde 1945, o grupo se expandiu por vários países da Europa, América, Oceania e África, além de publicar inúmeros livros, muitos dos quais com comentários sobre antigos textos da sabedoria universal, como os Manifestos Rosacruzes do séc. XVII, o Corpus Hermeticum (textos atribuídos a Hermes Trismegisto), o Evangelho Gnóstico da Pistis Sophia, o Tao Te Ching, entre outros.
- Confraternidade da Rosa+Cruz (CR+C)[9] - preserva e perpetua a Tradição Rosacruz sob a linhagem e autoridade espiritual do Imperator Gary L. Stewart, oferecendo os Ensinamentos Rosacruzes originais preparados nas décadas de 1920 e 1930 por Harvey Spencer Lewis. Preservando a Tradição conforme especificamente estabelecida no início do séc. XX e também conforme o Movimento Rosacruz em geral dos séculos passados. Para executar essa tarefa com êxito, há necessidade de se manter sempre o equilíbrio entre a Tradição e o Movimento com adesão estrita às leis que governam a sua operação e a sua existência. A manutenção desse equilíbrio é confiada a um Imperator do Movimento, que, sob muitos aspectos, serve como um guardião do mesmo.
- OKRC (Ordem Kabbalística da Rosa-Cruz)[10] - fundada em 1888, pelo Marquês Stanislas de Guaita (seu primeiro Grão-Mestre). Ela agrega em si de uma forma equilibrada a herança do Martinismo da Rosa-Cruz, da Kabbala e do Hermetismo. Ela tem uma estrutura internacional mista. Longe de não ser apenas uma escola filosófica ou simbólica, ela tem por objetivo desde sua criação formar e iniciar os Seres de Desejo. Presente hoje como outrora, a sua herança conservou este vigor e esta riqueza, que sempre lhe permitiu adaptar-se à sua época, fazendo irradiar a chama da sua iniciação. Tendo ressurgido no séc. XIX, as correntes Rosa+Cruzes do Sudoeste da França permitiram o reencontro entre a tradição mística e simbólica alemã e suas correntes herméticas mediterrâneas. Por este intercâmbio, a Rosa+Cruz da qual falamos concentrou seus trabalhos sob o ritual, a alquimia, a astrologia e uma certa forma de teurgia.
Ligações externas[edit]
- Página da Wikipedia-PT sobre o Rosacrucianismo
- Museu Egípcio Rosacruz
- Site Oficial da AMORC
- Livro O Domínio da Vida, explicando os valores rosacruzes (pdf)
Referências[edit]
- ↑ Skeptoid on Rosicrucianism
- ↑ Picknett and Prince (November 1998). The Templar Revelation: Secret Guardians of the True Identity of Christ. Touchstone. p. 150. ISBN 978-0684848914.
- ↑ Melton, J. Gordon (March 1999). Religious leaders of America: a biographical guide to founders and leaders of religious bodies, churches, and spiritual groups in North America (2nd ed.). Cengage Gale. p. 332. ISBN 978-0810388789.
- ↑ https://en.m.wikipedia.org/wiki/Order_of_the_Solar_Temple#Mass_murders_and_suicides
- ↑ "Página Oficial da Fraternidade Rosacruz".
- ↑ "Página Oficial da FRA".
- ↑ "Página Oficial da FRC".
- ↑ "Página Oficial do Lectorium Rosicrucianum".
- ↑ "Página Oficial da Confraternidade da Rosa+Cruz".
- ↑ "Página Oficial da OKRC".