Rosacrucianismo
Golfinhos e grana Nova Era |
Conceitos cósmicos |
Seleções espirituais |
“”O que você ganha quando mistura alquimia, O Código Da Vinci, Nazistas, Cristianismo, misticismo, os Cavaleiros Templários, Shakespeare, O Segredo e o antigo Egito? Não, não é um filme ruim sobre Ben Stiller trabalhando até tarde em um museu; você obtém os Rosacruzes.
|
—Brian Dunning, Skeptoid[1] |
Rosacrucianismo denota uma sociedade secreta de venda de Baboseiras, baseada em grande parte na alquimia, que se transformou em uma religião da Nova Era nos tempos modernos.
Origem[edit]
O rosacrucianismo denota uma sociedade secreta de venda de baboseira, baseada em grande parte na alquimia. O rosacrucianismo tem suas origens em dois manifestos de autoria anônima do início do século XVII: Fama fraternitatis e Confessio Fraternitatis. O assunto desses livros era um médico e filósofo chamado "Frater CRC", renomeado para Christian Rosenkreuz (ou "Christian Rose Cross") em um terceiro livro posterior.
No entanto, alguns afirmam que o Rosacrucianismo é ainda mais antigo, que os criadores da prática foram os famosos Cavaleiros Templários das Cruzadas.[2] É claro que não há base para essa crença, mas os Rosacruzes ainda tecem a estética e o conhecimento dos Templários em suas cerimônias pelo fato de ser descolado.
Os escritos originais foram amplamente descartados como fraudes, mas atraíram alguns alquimistas, cientistas e maçons.
Várias pseudo-histórias surgiram em torno desses livros: seu(s) autor(es) (Francis Bacon, segundo alguns) são objeto de especulação e ligações para outras organizações populares entre os teoristas da conspiração.
Reavivamento New Age[edit]
A versão moderna do movimento surgiu em grande parte devido à fundação da Antiga Ordem Mística Rosae Crucis (AMORC) em 1915. Foi co-fundada por Harvey Spencer Lewis e May Banks-Stacy.
Lewis era menos conhecido por alegar sob pseudônimo que os Lemurianos viviam sob o Monte Shasta, Califórnia.[3]
Você envia suas "lições" e recebe livretos que incluem informações sobre teologia Rosacruz, bem como guias práticos sobre todos os tipos de baboseiras, como "alquimia mental", telecinese, telepatia, regeneração e "sintonização" com a "Consciência Cósmica". ."
A teologia Rosacruz teve uma grande influência na Lei da Atração e, portanto, O Segredo.
A filial de San Jose, Califórnia, opera o Museu Egípcio Rosacruz, talvez a principal fonte de financiamento.
Rosacruzes pauleira[edit]
A Ordem do Templo Solar (OTS), um subgrupo fundado por membros Rosacruzes, participou de suicídios e assassinatos ritualísticos.[4] Era essencialmente um culto; seu líder ordenando a morte de toda uma família de ex-membros, acusando-os de trazer o Anticristo ao mundo.
Outras organizações Rosacruzes[edit]
Entre o final do séc. XIX e o início do séc. XX, várias organizações inspiradas na tradição Rosacruz surgiram. As mais divulgadas são:
- A Fraternidade Rosacruz:[5] fundada por Max Heindel entre 1909 e 1911, nos Estados Unidos. Não reivindica o título de "Ordem Rosacruz", considerando-se apenas uma escola de exposição de suas doutrinas e de preparação para o indivíduo para ingresso em caminhos mais profundos na Ordem espiritual. Segundo eles, a verdadeira Ordem Rosacruz funciona apenas nos planos espirituais. Ao contrário da maioria das demais organizações rosacruzes, as escolas de Max Heindel se consideram indissociáveis do Cristianismo.
- Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA)[6] - fundada pelo esoterista alemão Arnold Krumm-Heller por volta de 1927, e tem sede no Rio de Janeiro (está presente também nos países de língua hispânica).
- Fraternitas Rosae Crucis (FRC) - é uma Organização irmanada à Fraternitas Rosicruciana Antiqua há mais de meio século quando, em 1949, pouco antes de sua morte, o Dr.Krumm-Heller associou a FRA com a FRC para assim obter uma melhor preservação e difusão do genuíno Rosacrucianismo.[7] Atualmente, no Brasil, os Membros da FRA são candidatos automáticos a receberem - além dos ensinamentos da FRA - também as instruções da FRC.
- Lectorium Rosicrucianum (ou Escola Espiritual da Rosacruz Áurea)[8] - organização rosacruz que começou a se estruturar em Haarlem, Países Baixos, em 1924, através do trabalho de J. van Rijckenborgh (pseudónimo de Jan Leene) e Z.W. Leene, quando esses dois irmãos entraram para a Sociedade Rosacruz (Het Rozekruisers Genootschap), divisão holandesa do grupo americano Rosicrucian Fellowship. Este grupo se tornaria independente da Rosicrucian Fellowship em 1935 e, com o final da guerra em 1945 (quando seu trabalho foi proibido pelas forças de ocupação nazista), o trabalho exterior foi retomado e passou a adotar o nome Lectorium Rosicrucianum, ou Escola Internacional da Rosacruz Áurea, apresentando-se cada vez mais como uma escola gnóstica, "Gnosis" significando aqui o conhecimento direto de Deus, resultado de um caminho de desenvolvimento espiritual. Desde 1945, o grupo se expandiu por vários países da Europa, América, Oceania e África, além de publicar inúmeros livros, muitos dos quais com comentários sobre antigos textos da sabedoria universal, como os Manifestos Rosacruzes do séc. XVII, o Corpus Hermeticum (textos atribuídos a Hermes Trismegisto), o Evangelho Gnóstico da Pistis Sophia, o Tao Te Ching, entre outros.
- Confraternidade da Rosa+Cruz (CR+C)[9] - preserva e perpetua a Tradição Rosacruz sob a linhagem e autoridade espiritual do Imperator Gary L. Stewart, oferecendo os Ensinamentos Rosacruzes originais preparados nas décadas de 1920 e 1930 por Harvey Spencer Lewis. Preservando a Tradição conforme especificamente estabelecida no início do séc. XX e também conforme o Movimento Rosacruz em geral dos séculos passados. Para executar essa tarefa com êxito, há necessidade de se manter sempre o equilíbrio entre a Tradição e o Movimento com adesão estrita às leis que governam a sua operação e a sua existência. A manutenção desse equilíbrio é confiada a um Imperator do Movimento, que, sob muitos aspectos, serve como um guardião do mesmo.
- OKRC (Ordem Kabbalística da Rosa-Cruz)[10] - fundada em 1888, pelo Marquês Stanislas de Guaita (seu primeiro Grão-Mestre). Ela agrega em si de uma forma equilibrada a herança do Martinismo da Rosa-Cruz, da Kabbala e do Hermetismo. Ela tem uma estrutura internacional mista. Longe de não ser apenas uma escola filosófica ou simbólica, ela tem por objetivo desde sua criação formar e iniciar os Seres de Desejo. Presente hoje como outrora, a sua herança conservou este vigor e esta riqueza, que sempre lhe permitiu adaptar-se à sua época, fazendo irradiar a chama da sua iniciação. Tendo ressurgido no séc. XIX, as correntes Rosa+Cruzes do Sudoeste da França permitiram o reencontro entre a tradição mística e simbólica alemã e suas correntes herméticas mediterrâneas. Por este intercâmbio, a Rosa+Cruz da qual falamos concentrou seus trabalhos sob o ritual, a alquimia, a astrologia e uma certa forma de teurgia.
Ligações externas[edit]
- Página da Wikipedia-PT sobre o Rosacrucianismo
- Museu Egípcio Rosacruz
- Site Oficial da AMORC
- Livro O Domínio da Vida, explicando os valores rosacruzes (pdf)
Referências[edit]
- ↑ Skeptoid on Rosicrucianism
- ↑ Picknett and Prince (November 1998). The Templar Revelation: Secret Guardians of the True Identity of Christ. Touchstone. p. 150. ISBN 978-0684848914.
- ↑ Melton, J. Gordon (March 1999). Religious leaders of America: a biographical guide to founders and leaders of religious bodies, churches, and spiritual groups in North America (2nd ed.). Cengage Gale. p. 332. ISBN 978-0810388789.
- ↑ https://en.m.wikipedia.org/wiki/Order_of_the_Solar_Temple#Mass_murders_and_suicides
- ↑ "Página Oficial da Fraternidade Rosacruz".
- ↑ "Página Oficial da FRA".
- ↑ "Página Oficial da FRC".
- ↑ "Página Oficial do Lectorium Rosicrucianum".
- ↑ "Página Oficial da Confraternidade da Rosa+Cruz".
- ↑ "Página Oficial da OKRC".