2025 RationalWiki 'Oregon Plan' Fundraiser

There is no RationalWiki without you. We are a small non-profit with no staff—we are hundreds of volunteers who document pseudoscience and crankery around the world every day. We will never allow ads because we must remain independent. We cannot rely on big donors with corresponding big agendas. We are not the largest website around, but we believe we play an important role in defending truth and objectivity.

Fighting pseudoscience isn't free.
We are 100% user-supported! Help and donate $5, $10, $20 or whatever you can today with PayPal Logo.png!
Donations so far: $8765.50Goal: $10000

Draft:Hoax da Pepsi-Cola usando fetos abortados como adoçante

From RationalWiki
Jump to navigation Jump to search
Information icon.svg This is a draft that anyone is free to edit as they would a mainspace page.

Do not add categories to draft pages; use {{draft categories}} instead for a view.

Contributors should nominate draft articles for deletion only if they believe that the article is not applicable to RationalWiki's mission.

Articles involving living persons must conform to our guidelines on biographies of living people.

Em 2011, Olavo de Carvalho divulgou no Brasil o hoax de que a Pepsi-Cola estaria usando células de fetos abortados como adoçante nos refrigerantes. A Pepsi-Cola assinou um acordo com a Senomyx, uma empresa de biotecnologia que trabalha com o desenvolvimento de aditivos para amplificar determinados sabores e cheiros em alimentos e que utiliza as Células HEK 293 nas pesquisas e patentes. A Children of God for Life é um braço pró-vida da Children of God (COG) nos Estados Unidos, que organizou um boicote pela Internet.

A notícia, reproduzida no Brasil, foi publicada originalmente no jornal The Washington Times, fundado pelo Reverendo Moon, da Igreja da Unificação, nos Estados Unidos.

A Children of God (COG) (Meninos de Deus) é um movimento religioso, amplamente referido como uma seita, que teve início em 1968 nos Estados Unidos, que esteve entre os movimentos que inflamaram a controvérsia sobre as seitas nos anos 1970 e 1980, provocando o primeiro movimento antiseita, o FREECOG (The Parents' Committee to Free Our Children from the Children of God), fundada em 1971 por parentes preocupados de seguidores.

Olavo de Carvalho consulta fontes duvidosas para escrever seus artigos de imprensa, entre as quais se destacam:

  1. The Epoch Times: É um jornal com sede em Nova Iorque, fundado por praticantes da seita Falun Gong, com o objetivo de expor a perseguição ao Falun Gong na China.
  2. The Washington Times: É um jornal com sede em Washington D.C., fundado em 17 de maio de 1982 pelo fundador da Igreja da Unificação, o Reverendo Moon.