Draft:Ponerologia Política

From RationalWiki
Jump to navigation Jump to search
Information icon.svg This is a draft that anyone is free to edit as they would a mainspace page.

Do not add categories to draft pages; use {{draft categories}} instead for a view.

Contributors should nominate draft articles for deletion only if they believe that the article is not applicable to RationalWiki's mission.

Articles involving living persons must conform to our guidelines on biographies of living people.

Ponerologia, o estudo do mal, do grego poneros (malícia, maldade), é a ciência da natureza do mal adaptada a propósitos políticos. O termo foi cunhado pelo psiquiatra polonês Andrzej M. Łobaczewski (Andrew M. Lobaczewski) , que estudou como os psicopatas influenciam no avanço da injustiça social e sobre como abrem caminho para o poder na política.

Segundo o Olavo de Carvalho, o psicopata é uma pessoa de inteligência normal ou superior, às vezes dotada de uma capacidade incomum para agir no ambiente social, mas lhe falta os sentimentos morais, especialmente a compaixão e a culpa, que ele conhece-os perfeitamente, mas os vivencia de maneira puramente intelectual, como informações a ser usadas, sem participação pessoal e íntima. Quanto maior a sua frieza moral, maior a sua habilidade de manipular as emoções dos outros, usando-as para os seus próprios fins, que, nessas condições, só podem ser malignos, criminosos ou políticos.

Na capa da edição brasileira do livro de Andrzej Łobaczewski, pode-se ver ao centro, encimando o que seriam as duas torres de escritórios do Congresso Nacional, o punho cerrado utilizado comumente para representar a combatividade das esquerdas e, nas cúpulas das duas câmaras, o que parece ser a vista do Kremlin, à esquerda, e o Capitólio dos Estados Unidos, à direita.

Segundo o prefácio escrito por Olavo de Carvalho:

"Não é preciso nenhum estudo especial para saber que, invariavelmente, o discurso comunista, pró-comunista ou esquerdista é cem por cento baseado na exploração da compaixão e da culpa. Isso é da experiência comum."

Segundo o site dedicado à edição original (em inglês):

"As pessoas que perderam a capacidade de raciocínio lógico (e, portanto, a capacidade de distinguir a verdade da mentira) são portanto mais inclinadas a aceitar a paralógica e a paramoral dos psicopatas e caracteropatas. Observe, por exemplo, o comportamento da "Direita Cristã" e sua aceitação acrítica da propaganda de guerra."

"A busca da verdade revela fatos "inconvenientes", ou seja, moralmente constrangedores. Por exemplo, os senhores de escravos cristãos sendo lembrados de que manter escravos não é uma atividade muito cristã; ou americanos que normalmente não seriam preconceituosos sendo informados de que os dólares de seus impostos estão sendo gastos para finalidades racistas, ou seja, para a limpeza étnica dos palestinos nas terras cobiçadas pelos sionistas. As sociedades hedonistas reprimem o fato de que se beneficiam do sofrimento alheio."

No Brasil o livro recebeu o título de Ponerologia: Psicopatas no Poder.

  • Em inglês: Political Ponerology: A science on the nature of evil adjusted for political purposes
  • Em espanhol: Ponerología Política: Una ciencia de la naturaleza del mal adaptada a propósitos políticos