Pensamento mágico

From RationalWiki
Jump to navigation Jump to search
Contemplem o mago
 Mágica 
Magicicon.svg
Pelos poderes da Crendice
Cogito ergo sum
Lógica e retórica
Icon logic.svg
Artigos-chave
Lógica Geral
Lógica ruim
This is a pt translation of Magical thinking.


O pensamento mágico é uma forma de raciocínio falacioso que assume relações causativas apenas de correlação. A ciência e o método científico são projetados para elucidar relações causais por meio de experimentos controlados e cuidadosos; o pensamento mágico, dada uma correlação com um efeito observado, extrai uma causalidade do nada. Por exemplo, acreditar que uma determinada peça de joalheria traz sorte porque algumas coisas boas aconteceram quando ela foi usada.

Um jeito preguiçoso de ver o mundo[edit]

Na década de 1950, Horace Mitchell Miner adotou o método então popular de olhar para um povo "primitivo" e descartar seus caminhos como pensamento mágico e o transformou nos então atuais Estados Unidos. Seu artigo satírico sombrio "Ritual corporal entre os Nacirema"[1] mostrou como, com essa mentalidade, até mesmo a sociedade mais avançada tecnologicamente e com base científica poderia ser retratada como crente na magia:

  • A cloração da água para prevenir doenças é reduzida ao "Templo da Água da comunidade, onde os sacerdotes conduzem cerimônias elaboradas para tornar o líquido ritualmente puro".
  • O hospital com todos os seus avanços científicos duramente aprendidos é reduzido a um templo "é onde você vai morrer", com as enfermeiras agora "donzelas vestais" e os médicos agora "curandeiros".
  • A medicina científica é reduzida a "cerimônias" de "desconforto e tortura" com "varinhas mágicas" (termômetros) e "agulhas tratadas magicamente" (antibióticos e remédios).

Depois disso, os colegas antropólogos de Miner entenderam a dica e realmente analisaram a magia: eles descobriram que as únicas diferenças reais entre a visão de mundo mágica e a ciência eram que a magia não tinha um mecanismo de autocorreção nem um procedimento definido para determinar qual conceito se encaixava melhor. o que estava sendo observado.

Miner mostrou que colocar o rótulo de "mágico" em algo era a maneira "preguiçosa" de fazer as coisas.

Medicina alternativa[edit]

Veja o artigo principal sobre este assunto: Medicina alternativa

Outro exemplo comum de pensamento mágico surge na medicina alternativa. Muitas doenças têm uma progressão natural e desaparecem por conta própria. Se alguém fica com dor de cabeça e engole um pouco de água fornecida por um homeopata, quando a dor de cabeça passa, eles podem atribuir a causa à água, em vez da progressão natural. Essa forma de pensamento mágico combinada com o efeito placebo e a regressão à média explica uma grande quantidade de evidências anedóticas supostamente positivas.

Skinner[edit]

Os estudos de B.F. Skinner sobre como os pombos reagem a estímulos mostram um fenômeno semelhante, pois os pássaros freqüentemente repetiam as mesmas ações que faziam nos momentos em que o alimento era liberado, como se vissem um padrão, quando na verdade o alimento era liberado em intervalos aleatórios . Isso sugere que a superstição e os comportamentos frequentemente caracterizados como "pensamento mágico" podem estar mais intimamente ligados ao instinto cego do que ao pensamento sapiente.

Psiquiatria[edit]

Pacientes diagnosticados com transtorno de personalidade esquizotípica (um transtorno de personalidade com apresentação semelhante à esquizofrenia) têm "pensamento mágico" como um processo de pensamento comum.[2]

Ver também[edit]

If you're looking for this article in English, it can be found at Magical thinking.

Ligações externas[edit]

Referências[edit]