RationalWiki's 2019 Fundraiser

There is no RationalWiki without you. We are a small non-profit with no staff – we are hundreds of volunteers who document pseudoscience and crankery around the world every day. We will never allow ads because we must remain independent. We cannot rely on big donors with corresponding big agendas. We are not the largest website around, but we believe we play an important role in defending truth and objectivity.

If everyone who saw this today donated $5, we would meet our goal for 2019.

Fighting pseudoscience isn't free.
We are 100% user-supported! Help and donate $5, $20 or whatever you can today with PayPal Logo.png!

Donations so far: $3680Goal: $6000

Ciência

From RationalWiki
Jump to: navigation, search
New logo.png
If you were looking for this article in the English language, it can be found at Science.
FrenchWiki.png
Si vous voulez cet article en français, il peut être trouvé à Science_(français).

Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseando em princípios certos. Esta palavra deriva do latim "scientia", cujo significado é "conhecimento" ou "saber".[1]

Ramos da Ciência[edit]

Em geral, a ciência comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos. Os vários ramos da ciência diferenciam-se pelo o tipo de fenómenos estudados. Entre eles, dividos em duas áreas principais:

Ciências Naturais:

  • Biologia: Estudo da vida.
  • Geologia: Estudo da Terra.
  • Quimica: Estudo dos átomos e das suas reações.
  • Fisica: Estudo do universo e a sua evolução.

Ciências Sociais: Estudam o comportamento humano, as relações humanas e o seu desenvolvimento em sociedade. Nelas estão incluídas áreas como a Antropologia, o Direito, a História, a Psicologia, a Sociologia, a Filosofia Social, a Economia Social, a Política Social, o Direito Social.

Método Científico[edit]

A metodologia é essencial na ciência, assim como a ausência de preconceitos e juízos de valor. A ciência tem evoluído ao longo dos séculos. Galileu Galilei é considerado o pai da ciência moderna.

O método científico pode ser definido como um conjunto de regras básicas para realizar uma experiência, a fim de produzir um novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes[2].

O método começa com a observação por parte do cientista, ele detecta algo a ser investigado (fenômeno físico ou químico) e parte para a problematização, o porquê do acontecimento. Surge então uma hipótese (uma resposta) para o fenômeno, esta deve ser embasada em ciência de qualidade. Se a hipótese for aprovada pela comissão julgadora (formada por cientistas) ela se transforma em lei, como ocorreu com a lei de Lavoisier.

Pseudociência[edit]

É uma teoria com aparência científica mas que não usa métodos rigorosos de pesquisa.

Referências[edit]

  1. ciência, priberam.pt.
  2. UM ENFOQUE DIDATICO DA PRODUÇAO CIENTIFICAO, Vianna, 2001 | ISBN: 8512321601