Envenenar o poço
Cogito ergo sum Logic and rhetoric |
Key articles |
General logic |
Bad logic |
Envenenar o poço é uma técnica retórica e uma falácia lógica que usa a associação de emoções para distrair alguém da evidência do argumento em questão.
Envenenar o poço é um apelo ao ódio.
O método usual é apontar para a natureza da pessoa fazendo o argumento oposto, nesta situação é um caso especial de ataque pessoal ou ad hominem. Em geral, "envenenar o poço significa prover qualquer informação que poderia produzir uma opinião enviesada do raciocínio, positivo ou negativo".
Pode ser feito sutilmente ou explicitamente. Uma maneira sutil de envenanr o poço seria usar adjetivos particulares ao introduzir algo que influenciaria as pessoas que escutarão o argumento. Um bom exemplo seria introduzir um argumento que você discorda usando a frase "Você acredita nessas bobagens?". A palavra bobagem envenena o poço.
Em uma maneira mais explícita, alguém pode fazer um ataque pessoal direto na introdução. Por exemplo, relembrar que a pessoa esteve na prisão antes de escutar o que ela tem a falar; o poço agora está "envenenado", porque as pessoas tendem a desconfiar da pessoa fazendo o argumento, sabendo que ele foi um prisioneiro, independente do raciocínio que eles apresentem.
Veja também[edit]
If you're looking for this article in English, it can be found at Poisoning the well.
|
Links externos[edit]
- See the Wikipedia article on Poisoning the well.
- Poisoning the Well, Fallacy Files
- Poisoning the Well, About.com
- Poisoning the Well, Internet Encyclopedia of Philosophy
- Fallacy: Poisoning the Well, Nizkor Project