Information icon.svg Our policy on articles on living people is under review. Your comments and inputs are welcome on the relevant project talkpage.

Envenenar o poço

From RationalWiki
Jump to: navigation, search
Cogito ergo sum
Logic and rhetoric
Icon logic.svg
Key articles
General logic
Bad logic

Envenenar o poço é uma técnica retórica e uma falácia lógica que usa a associação de emoções para distrair alguém da evidência do argumento em questão.

Envenenar o poço é um apelo ao ódio.

O método usual é apontar para a natureza da pessoa fazendo o argumento oposto, nesta situação é um caso especial de ataque pessoal ou ad hominem. Em geral, "envenenar o poço significa prover qualquer informação que poderia produzir uma opinião enviesada do raciocínio, positivo ou negativo".

Pode ser feito sutilmente ou explicitamente. Uma maneira sutil de envenanr o poço seria usar adjetivos particulares ao introduzir algo que influenciaria as pessoas que escutarão o argumento. Um bom exemplo seria introduzir um argumento que você discorda usando a frase "Você acredita nessas bobagens?". A palavra bobagem envenena o poço.

Em uma maneira mais explícita, alguém pode fazer um ataque pessoal direto na introdução. Por exemplo, relembrar que a pessoa esteve na prisão antes de escutar o que ela tem a falar; o poço agora está "envenenado", porque as pessoas tendem a desconfiar da pessoa fazendo o argumento, sabendo que ele foi um prisioneiro, independente do raciocínio que eles apresentem.

Veja também[edit]

If you're looking for this article in English, it can be found at Poisoning the well.

Links externos[edit]

Referências[edit]

Retrieved from "https://rationalwiki.org/w/index.php?title=Envenenar_o_poço&oldid=2235660"