Information icon.svg

Campaigning for the RationalMedia Foundation 2021 board of trustees election is underway!

Envenenar o poço

From RationalWiki
Jump to: navigation, search
Warning icon orange.svg This page contains too many unsourced statements and needs to be improved.

Envenenar o poço could use some help. Please research the article's assertions. Whatever is credible should be sourced, and what is not should be removed.


Cogito ergo sum
Logic and rhetoric
Icon logic.svg
Key articles
General logic
Bad logic
This is a Portuguese translation of Poisoning the well.

Envenenar o poço é uma técnica retórica e uma falácia lógica que usa a associação de emoções para distrair alguém da evidência do argumento em questão.

Envenenar o poço é um apelo ao ódio.

O método usual é apontar para a natureza da pessoa fazendo o argumento oposto, nesta situação é um caso especial de ataque pessoal ou ad hominem. Em geral, "envenenar o poço significa prover qualquer informação que poderia produzir uma opinião enviesada do raciocínio, positivo ou negativo".

Pode ser feito sutilmente ou explicitamente. Uma maneira sutil de envenanr o poço seria usar adjetivos particulares ao introduzir algo que influenciaria as pessoas que escutarão o argumento. Um bom exemplo seria introduzir um argumento que você discorda usando a frase "Você acredita nessas bobagens?". A palavra bobagem envenena o poço.

Em uma maneira mais explícita, alguém pode fazer um ataque pessoal direto na introdução. Por exemplo, relembrar que a pessoa esteve na prisão antes de escutar o que ela tem a falar; o poço agora está "envenenado", porque as pessoas tendem a desconfiar da pessoa fazendo o argumento, sabendo que ele foi um prisioneiro, independente do raciocínio que eles apresentem.

Veja também[edit]

If you're looking for this article in English, it can be found at Poisoning the well.

Links externos[edit]

Referências[edit]