Canard (português)

From RationalWiki
Jump to navigation Jump to search
This is a Portuguese translation of Canard
O caça Saab Gripen, com seus canards a direita do piloto.
Um belo canard.
Cogito ergo sum
Logic and rhetoric
Icon logic.svg
Key articles
General logic
Bad logic

Em seu uso comum, um canard é uma história deliberadamente falsa ou obscura, normalmente usada para dar suporte a outros argumentos infundados. Exemplos incluem alegações que Judeus falsificaram o Holocausto, George W. Bush planejou o 11 de setembro, ou que a mídia está envolvida com conspirações de esquerda.

Em seu uso pela anticiência e pela extrema-direita conservadora, visto em sites como o WorldNetDaily e o Free Republic, um canard é qualquer argumento frequentemente utilizado para estragar sua credibilidade, a qual não tem resposta, ou não vale a pena contra-atacar. Exemplos desse uso incluem coelhos pré-cambrianos não negando a evolução. Outro clássico canard conservador é que "o governo nunca pode fazer nada tão bem ou eficiente quanto as empresas privadas podem."

"Canard" é uma palavra em francês para pato. No design de aeronaves, também se refere a um tipo de controle de superfície montado na frente da asa (ao oposto aos estabilizadores convencionais atrás das asas), que alguém há muito tempo pensou que fosse parecido com um pato. Fabricantes de aeronaves europeias como a Dassault e a Saab, e fãs dos designs de avião de Burt Rutan, gostam particularmente dele. A fabricante de aeronaves russas Sukhoi decidiu usar ao mesmo tempo canards e estabilizadores horizontais em um só design.

Outros usos[edit]

  • "Mon canard" (literalmente: "Meu pato") é um termo francês para carinho.[1]
  • A palavra "canard" em francês também é uma antigo gira para "jornal". Similarmente, o termo Ent (pato) em Alemão ou "Zeitungsente" (literalmente: "pato de jornal") é usada para artigos de jornais intencionalmente falsos e ou acidentalmente errados.
If you're looking for this article in English, it can be found at Canard.