Viés de seleção

From RationalWiki
Jump to navigation Jump to search
This is a Portuguese translation of Selection bias.


Cogito ergo sum
Lógica e retórica
Icon logic.svg
Artigos-chave
Lógica Geral
Lógica ruim
Não entendo toda a negatividade em torno da roleta russa. Todos com quem já conversei que jogaram estão bem.
u/robdingo36

Viés de seleção é o viés que ocorre em uma pesquisa ou dados experimentais quando a seleção de pontos de dados não é suficientemente aleatória para tirar uma conclusão geral. Se o viés de seleção não for levado em consideração ou reconhecido, e os resultados forem considerados amplamente aplicáveis, isso é conhecido como falácia do holofote.

Exemplos[edit]

Exemplos de viés de seleção são abundantes entre as pesquisas online. Essas enquetes são preenchidas apenas pelos visitantes do site e, portanto, aqueles com interesse na missão do site ou que concordam com seu ponto de vista são os únicos a serem pesquisados. Embora a informalidade das pesquisas online seja muitas vezes clara e admitida, é importante não tirar conclusões generalizadas delas.

Um site dedicado a prevenir o assédio de mulheres concluiu sem surpresa que quase todas as mulheres foram vítimas de assédio em algum momento,[1] enquanto uma pesquisa sobre medicina alternativa conseguiu receber mais votos do que as pessoas que leram o artigo associado, um sinal claro de que algo muito estranho estava acontecendo.[2] As pesquisas do site de notícias de direita WND são tão famosas por mostrar que seus leitores têm opiniões de direita quanto por ter um número ridículo de opções disponíveis.[3] Da mesma forma, o recente recurso "Perguntas" do Facebook se espalha por meio de amigos em círculos semelhantes que provavelmente estão em uma área semelhante - portanto, perguntar "qual cidade é a melhor?" será facilmente tendencioso. Críticas de restaurantes, filmes ou serviços médicos, por exemplo, também podem ser altamente tendenciosas para o negativo, porque as pessoas são mais propensas a reclamar na internet depois de passar um tempo ruim, do que delirar sobre algo depois de um tempo bom ou adequado.

Na ciência[edit]

O viés de seleção científica é um problema enorme e muitas vezes grandes dores são tomadas para evitá-lo. No artigo fortemente desacreditado de Andrew Wakefield sobre a vacina MMR, ele pegou 12 crianças que tinham distúrbios comportamentais e tentou vinculá-las às vacinas. Nenhuma tentativa foi feita neste artigo para analisar as crianças sem distúrbios comportamentais, para verificar se a sua exposição à vacina MMR foi maior ou menor. Isso também seria um exemplo de viés de confirmação.

O viés de seleção não se aplica apenas às pessoas. Com meta-análises de pesquisas existentes e literatura científica, a literatura citada pode estar sujeita a um viés de seleção com base em vários fatores. Apenas certos tipos de estudos podem ser incluídos ou apenas aqueles indexados em determinados periódicos – certamente a meta-análise é restrita aos dados que são publicados, e o viés de publicação é um grande problema em si. É por isso que boas meta-análises declaram claramente seus termos e critérios de pesquisa e incluem todos os artigos que se encaixam nesses termos, de modo que o viés de seleção seja minimizado ou, pelo menos, reconhecido e controlado objetivamente. Muitas vezes, na pseudociência, a literatura é escolhida especificamente para apoiar um ponto de vista. Neste caso, é referido como Evidência suprimidaWikipedia.

A escala de tempo também é um possível fator de viés. Pesquisas feitas apenas em determinados momentos ou por um período de tempo muito curto irão influenciar um resultado de modo que não seja aplicável a outros momentos. Isso costuma ser visto em índices de aprovação política, em que a aprovação durante um período de tempo específico (como durante uma crise ou escândalo) não é representativa da aprovação pública ao longo de vários anos. Um viés claro pode ser feito se os dados da amostra estiverem restritos a um determinado período de tempo que enfatize uma mudança. As visualizações de página do RationalWiki entre 15 e 21 de março de 2011 caíram significativamente de acordo com Alexa.com,[4] mas isso não representa uma tendência mais longa que na verdade mostra um aumento. Mais uma vez, a manipulação intencional de dados cortando certos períodos de tempo é uma escolha de cereja e muito desaprovada na ciência e nas estatísticas, mas é frequentemente a maneira como o negacionismo do aquecimento global apresenta os dados.

In the Movimento anti-gênero[edit]

Outro exemplo de viés de seleção está em vários artigos de pesquisa conduzidos por ativistas anti-trans, notadamente TERFsWikipedia. Um exemplo notável disso é o estudo Littman 2018 ROGD, conduzido com uma amostra de pais que frequentam sites que são tendenciosos contra a afirmação de gênero de jovens trans (sem sequer pesquisar os próprios jovens trans). Outro exemplo é um artigo publicado pela BBC em 2021 com a conclusão de que a transição FtM é uma forma de terapia de conversão e a transição MtF é um meio de atacar lésbicas cis; no entanto, neste caso, apenas lésbicas que estão em uma organização transfóbica foram pesquisadas para a pesquisa, criando um viés inato.

Ver também[edit]

If you're looking for this article in English, it can be found at Selection bias.

Referências[edit]

  1. Stop Street Harassment - Statistics
  2. Vote on alternative medicine falls victim to dark arts of the internet
  3. WND - Why do you think CBS News ratings are so low? Exemplo aleatório.
  4. Alexa.com - Rationalwiki.org, site info - Observe o ruído, é possível recortar os dados em vários pontos para mostrar muitas tendências diferentes.